29/10/2011

Alunos do C.E.L. preparam a "Fiesta de los muertos"

No C.E.L. os alunos têm contato não apenas com a língua estrangeira que estudam. Aqui eles aprendem também a história e a cultura dos países que falam estas línguas.
Compreender aspectos culturais é importante!
É por isso que eles estão envolvidos ativamente na preparação da tradicional "Fiesta de los muertos", que é celebrada todos os anos no C.E.L.
A festa acontecerá no dia 03/11/2011 e você está convidado!

Saiba mais sobre esta importante data comemorativa.

Comparado ao carnaval brasileiro, o Dia dos Mortos é o feriado mais importante do México. É comemorado do dia 31 de outubro ao dia 2 de novembro e, ao contrário do que se pode imaginar, é uma data festiva e colorida.
Segundo a crença popular, nos dias 1 e 2 --chamados de Días de los Muertos--, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram.
É interessante conhecer uma cultura diferente, que celebra a data em clima de paz e contentamento. As pessoas fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte.


Diz a crença popular que os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos uma vez por ano. Na época de Finados, as pessoas dão as boas-vindas às almas que já partiram oferecendo-lhe flores, alimentos especialmente preparados, velas e incensos. É um período de paz e contentamento, e não de morbidez. As festas variam de região para região, mas em geral acredita-se que as almas das crianças venham no dia 1º de novembro, à noite, e a dos adultos no dia 2. Depois partem e só voltam no ano seguinte.
Bonecos de açúcar, pães e outras guloseimas são decorados com carinha. Acredita-se que os mortos absorvam seu aroma e essência, mas quem come tudo são os vivos.
Máscaras de caveiras e roupas com o esqueleto pintado fazem a alegria das crianças nesses dias. Os foliões adultos às vezes se fantasiam de Morte: uma presença familiar nas festividades.
Altares com as comidas e bebidas favoritas dos mortos decoram as casas. No caso das crianças são incluídos outros objetos, como brinquedos.


Artesanato e enfeites para os Días de los Muertos
A morte é representada com humor e até com certa afeição pelos artistas, que usam açúcar, lata, madeira, papel, argila e osso para confeccionar esqueletos e caveiras. Esqueletos representando bispos e engraxates participam lado a lado do equivalente moderno à dança da morte medieval. Nas palavras do poeta e ensaísta Octavio Paz, "o mexicano está familiarizado com a morte, brinca com ela, acaricia-a, dorme com ela, comemora-a...". Vários objetos são feitos especialmente para o feriado, outros são vendidos o ano todo em galerias de arte e lojas de artesanato.

Onde ver as comemorações dos Días de los Muertos
As celebrações acontecem em quase todo o centro e sul do país. Os mercados ficam repletos de bonecos de açúcar, cerâmica, flores e esqueletos de brinquedo -em Toluca os cavaletes ficam abarrotados com pilhas de doces. A maioria dos mexicanos vai ao cemitério na manhã do dia 2 de novembro, mas os moradores da região do lago Pátzcuaro, em Purépecha, fazem vigília na noite do dia 1º. Em Tzintzuntzán há apresentações de dançarinos mascarados.


Acompanhe a preparação da festa!












Nenhum comentário:

Postar um comentário